Um pequeno gesto

Lá pelos meus 15 anos, tempo em que ainda estudava violino, conheci Anne-Sophie Mutter através dos discos que comprava na loja do Harry. Ali comecei a me apaixonar pela artista. Primeiro os concertos de Mozart, seguidos pelos de Beethoven, Mendelssohn, Bruch, Tchaikovski… todos sob a batuta de Herbert von Karajan.  Crescemos, ela, eu e minha admiração. Músico mais experiente, ouvido mais educado, consegui perceber melhor as nuances que vinham de seu som. Mutter, especialmente depois de se “libertar” da tutela de Karajan, tornou-se uma artista ousada. Seu toque sempre foi sensível mas, ao se ver livre, imprimiu às suas interpretações uma beleza e sensualidade únicas. A mulher e sua música. Indissociáveis. Tantos matizes pairam sobre ela e seu violino. De onde vem o encanto? Nesta virada de ano tenho ouvido alguns de meus compositores favoritos: Bach, Beethoven, Brahms. Deste último assisti ao DVD de Anne-Sophie Mutter interpretando as sonatas. Lindo. Para o meu gosto, perfeito. Mas um pequeno gesto chamou a minha atenção: após executar as três sonatas ela e Lambert Orkis, pianista, recebem buques de flores. Anne-Sophie pega as flores, olha para elas e as cheira. Percebe a beleza e a fragrância daquele presente. Talvez o encanto venha daí: de se encantar com as pequenas coisas. Que novas cores surgirão em sua música após as sensações causadas por aquela flor?

Esse post foi publicado em Música, Persone. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Um pequeno gesto

  1. Entre os favoritos, seu blog aparece em minha telinha…
    Saber de onde vem e de suas paixões artísticas é muito bom.
    Revoltas incluídas, transbordam as minhas…
    Mas passei para deixar um beijo,

    Eliane

Deixe um comentário

