Isto é arte (?)

Outro dia vi na primeira página do Estadão fotos de trabalhos do artista plástico Gil Vicente. Me causaram uma forte sensação de repulsa. Eram dois desenhos em grande formato em que o artista aparece executando os presidentes Fernando Henrique e Lula. O primeiro com um tiro na nuca e o segundo degolado. Fiquei indignado com aquilo e, por mais ou menos simpatia que tenha por FHC ou Lula, senti aqueles trabalhos como uma grande violência, não só aos “assassinados” como a mim. No dia seguinte, o mesmo jornal traz o pedido do presidente da OAB para que os trabalhos de Gil fossem retirados da mostra, o que, claro, foi negado pela Fundação Bienal por se tratar de obras de arte e, portanto, incensuráveis. O artista se manifesta e diz que aqueles assassinatos devem ser vistos apenas como uma simbologia e não como um convite à ignorância. Leio, ainda, sobre um outro trabalho de um artista argentino, Roberto Jacoby. Copio da Folha de São Paulo: “Ao longo dos dois meses e meio da megaexposição internacional de arte, Jacoby terá cerca de 25 ‘cabos eleitorais’ argentinos distribuindo panfletos, adesivos e buttons do PT e de sua candidata à Presidência da República. Eles também são artistas e estão ajudando Jacoby na montagem da instalação. Todos estarão uniformizados com uma camiseta vermelha com os dizeres ‘Dilma’ na frente e ‘Brigada Argentina por Dilma’ nas costas.” Bem, esses são apenas dois dos muitos artistas presentes na Bienal. Fico, na minha ignorância, perguntando:

  • isto é arte?
  • depois de todas as desgraças vistas na tv a arte precisa chocar?
  • não é estranho a Fundação Bienal, com dinheiro do contribuinte, convidar nuestros hermanos para um ato claramente partidário?

A imprensa correu em defesa da livre manifestação artística. Com toda a razão. Mas, no caso Roberto Jacoby, eu ficaria mais à vontade se ele fizesse sua manifestação ao ar livre, mais adequado a campanhas políticas. Quanto a Gil Vicente continuo sem saber se se trata de arte. O que vc pensa sobre isso?

Esse post foi publicado em Artes Plásticas, Pensieri. Bookmark o link permanente.

5 respostas para Isto é arte (?)

  1. cristovam disse:

    Isso é arte? O que é arte? A gente sempre tem essa tendência, não é mesmo? Eu, por exemplo, acho que justim bieber não é arte, é entretenimento, assim como o resto do pop nacional e internacional.
    Um desenho tão bem feito, realista como aquele, é, no mínimo, arte de mau gosto, ou não… Mas é arte.
    Os rabiscos do abstrato não o são? Eu jamais compreendi, porque minha capacidade é reconhecidamente limitada e, portanto, jamais apreciei arte contemporânea, do campo das artes plásticas. Lembro-me de uma exposição do Tunga no CCBB de Brasília, da qual eu saí com aquela cara de “ah, é, é?”. Mas reafirmo, a ignorância é totalmente pessoal.
    Quanto à questão inicial, a arte é indefinível. Não há como dar fins ao ilimitável. Pode-se saber, ou cogitar, com algum grau de certeza, o que NÃO É arte, mas o que a define, conceitua, limita, é tarefa por demais impossível. Também é pouca a possibilidade de acerto ao se considerar que uma obra é de arte simultaneamente ao seu lançamento. Só a história é que permite dizer… Tenho a impressão de que a arte é o que perdura, enquanto o entretenimento é fugaz.
    Assim, acho que os desenhos do rapaz estão no campo da arte, embora não concorde com a mensagem, mas só daqui a 50 ou 100 anos saberemos ao certo.

  2. Delma disse:

    Não entendo muito de arte, mas meus olhos preferem o belo e não vi graça nenhuma nos quadros. Há quem aprecie coisas dessa natureza.

    • tocadopaulo disse:

      Que bom te ver aqui! Acho que nossos olhos estão cansados de muitas coisas, principalmente das misérias do homem. Talvez arte política fosse, hoje em dia, o belo. Bj

  3. Camila Flaborea disse:

    Faço outras perguntas: toda expressao artistica pode ser considerada Arte?
    O limite nao e dado pelo que choca ou deixa de chocar. Bacon choca, e alguem duvida de sua capacidade artistica? Basta desenhar bem e chocar para ser bom artisticamente?

Deixe um comentário

