O ofício do cantor

Cantar é, sim, uma coisa linda. Subir no palco, ser admirado, aplaudido, dar autógrafos é, sim, especial. Se dedicar à preparação de uma ópera, de um personagem, concerto ou recital é bárbaro! Mas não é apenas isso. Neste momento estou me preparando para um recital no Clube Paulistano e para testes. As preocupações com as peças que serão apresentadas são as de sempre, ou seja, se eu escolho esta ou aquela música é porque consigo cantá-la bem. Mas essa escolha será do agrado do público? Será que determinada música, apesar de ser muito especial para mim, vai ser compreendida? O recital está demasiadamente longo ou curto? As peças que escolhi combinam entre si? O ambiente estará com ar condicionado ou não? Caso esteja, peço para que desliguem ou não? Meu Deus, o tempo está muito seco (no dia de hoje a humidade está a 18%), preciso de muita hidratação! Não posso dormir de boca aberta! E meus alunos, será que tem alguém gripado? E se tiver, o que faço, cancelo as aulas ou não? Vou parar por aqui pois ninguém merece saber tudo o que se passa na cabeça de um cantor. Existem, claro, aqueles que conseguem cantar de qualquer modo. Conheci um tenor numa temporada em Curitiba que se apresentou normalmente. No final da récita soubemos que, naquela tarde, sua mãe havia falecido. Não havia um substituto e ele foi tremendamente profissional.

Esse post foi publicado em Música, Ofício do cantor, Pensieri. Bookmark o link permanente.

2 respostas para O ofício do cantor

  1. Querido Paulo,

    gosto muito de saber como você vive e sofre
    as delícias da arte mais sutil que temos: a música.
    E mais que a música, o ofício de cantor.
    Você se apresentará no Paulistano? Quando?
    Quero ir.
    De meu lugar lhe digo, não sofra com as escolhas das músicas, vou me sentir nos lugares mágicos que sua voz cria.

    Grande beijo e obrigada por compartilhar,

    Eliane

Deixe um comentário

